Quando houver autorização de uma vacina no Brasil, terá início uma nova etapa de trabalho, o monitoramento de possíveis eventos adversos provocados pelas vacinas. A medida é necessária em qualquer caso, seja para uso emergencial ou uso definitivo.
Logo, os laboratórios precisam apresentar PGRs (Planos de Gerenciamento de Riscos) detalhados. A diligência é comum e utilizada para qualquer novo medicamento ou vacina que chega ao mercado.
Quando a vacinação for iniciada no Brasil, vai ser fundamental monitorar possíveis eventos adversos provocados pela vacina. Isso é importante porque a população a ser vacinada será muito maior que a dos ensaios clínicos e pode apresentar perfis diferentes, como idade, existência de outras doenças, uso de outros medicamentos etc. Por isso, podem surgir novos dados relacionados à segurança e à eficácia desses produtos.
O monitoramento da segurança e eficácia, é feito pela área de Farmacovigilância da Agência, que atua para verificar se os benefícios relacionados ao uso de medicamentos, como as vacinas, continuam presentes após a entrada do produto no mercado.
FONTE: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/o-que-vem-apos-o-registro-de-uma-vacina-contra-covid-19
0 comentários